ERISIPELA

03/09/2010 16:39


Perna acometida pela erisipela.

Erisipela é uma infecção de pele causada, na maior parte das vezes, pela bactéria Streptococcus pyogenes  grupo A, podendo ser causada também por outros streptotcoccus ou por estafilococcus. Processo infeccioso que pode atingir a gordura do tecido celular subcutâneo que se espalha pelos vasos linfáticos. É adquirida quase sempre pelas frieiras, porém provocadas também por qualquer ferimento. Pessoas de qualquer idade podem ser acometidas, entretanto é mais comum em diabéticos e obesos. 

Durante o período de incubação, que é de um a oito dias, os sintomas são mal-estar, desânimo, dor de cabeça, náusea e vômitos acompanhados de febre alta e aparecimento de manchas vermelhas, bolhas pequenas ou grandes nas pernas, face, tronco ou braços. No princípio, a pele se apresenta lisa, brilhosa, vermelha e quente. O inchaço aumenta e surgem as bolhas com o desenvolvimento da infecção. 

Exames laboratoriais são usados somente para acompanhar a evolução do paciente, pois o diagnóstico é feito pelo exame clínico através da análise dos sinais e sintomas apresentados pelo paciente.

Patrícia Lopes

Equipe Brasil Escola 


OBRIGADO PELA SUA VISITA, VOLTE SEMPRE.