Prescrição farmacêutica deve ser aprovada

05/07/2010 14:04

 O Conselho Federal de Farmácia (CFF) realiza nesta quinta e sexta-feira (1º e 2), em São Paulo (SP), a 373ª Reunião Plenária. A prescrição farmacêutica é o principal tema a ser votado pelo Plenário. Diretores do CFF, Conselheiros Federais e convidados estarão reunidos, em Plenária, no Expo Center Norte, onde também participarão da 20ª Semana Racine.


Para os diretores do CFF, a proposta de resolução que regulamenta e estabelece atribuições e competências do farmacêutico na indicação de medicamentos isentos de prescrição deve ser aprovada, em São Paulo, já que recebeu o apoio de várias entidades farmacêuticas.

A Proposta esteve em consulta pública, durante 30 dias, no site do CFF, e foi levada para votação, durante a 372ª Reunião Plenária, realizada, em maio, na cidade de Porto Alegre (RS). Do debate inicial, participaram o Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, e demais diretores do órgão; o Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Raposo de Mello; o Presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária (SBFC), Amilson Álvares; o Presidente da Associação Brasileira de Ensino Farmacêutico e Bioquímico (Abenfarbio), Carlos Cecy; o Presidente da Federação Interestadual dos Farmacêuticos (Feifar), Danilo Caser; a Presidente da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), Maria do Carmo Garcez; e o Diretor da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Ronald Ferreira dos Santos.

O texto da proposta prevê a prescrição farmacêutica exclusivamente para os medicamentos isentos de prescrição. O Presidente do CFF, Jaldo de Souza Santos, argumenta que a prática da assistência farmacêutica pede este serviço por parte do farmacêutico. -Este é mais um serviço que o farmacêutico poderá prestar, na farmácia. Com a prescrição, o farmacêutico indicará o melhor medicamento e, ainda, protegerá o usuário contra possíveis interações e reações adversas-, disse.


PLENÁRIA - Da pauta, ainda constam a apresentação da proposta de modificação da Resolução n.º 514, que dispõe sobre o título de farmacêutico-bioquímico; a Proposta de Resolução que dispõe sobre as atribuições do farmacêutico analista de medicamentos, cosméticos, saneantes, alimentos e produtos para a saúde; a apresentação das modificações efetuadas no texto da Resolução n.º 366/2001, que dispõe acerca das especialidades de Farmácia reconhecidas pelo Conselho Federal de Farmácia; e a apresentação da proposta de organização e financiamento da assistência farmacêutica no sistema único de saúde.

RACINE - a Diretoria do CFF e Conselheiros Federais também participarão, de 1º a 3 de julho, da 20ª Semana Racine. A programação do evento inclui o Congresso, que é composto de nove palestras e seis mesas-redondas; e cursos, divididos nas seguintes áreas temáticas: Assistência Farmacêutica, Farmácia Clínica, Atenção Farmacêutica, Farmácia Magistral, Farmacologia, Toxicologia, Farmacoterapia, Garantia da Qualidade, Gestão em Farmácia Hospitalar, Gestão em Farmácias e Drogarias e Serviços Farmacêuticos. Mais informações sobre a Semana Racine pelo telefone (11) 3670-3499, pelo e-mail semana@racine.com.br, ou no site http://semanaracine.com.br


Fonte: CFF


OBRIGADO PELA SUA VISITA, VOLTE SEMPRE.