Suplementos de cálcio aumentam risco de ataque cardíaco

23/08/2010 11:54


0

Da Veja


Os suplementos de cálcio podem aumentar o risco de sofrer um ataque cardíaco (infarto do miocárdio), afirma estudo publicado nesta quinta-feira no Jornal Médico Britânico, periódico da Associação Médica Britânica. Suplementos do gênero são normalmente indicados para idosos com osteoporose.
 
 

O estudo, realizado em conjunto por pesquisadores americanos, ingleses, australianos e neozelandeses, durante quatro anos, acompanhou 12 mil pacientes. Por causa dos suplementos, houve um aumento de 30% nas chances de sofrer um ataque cardíaco. Durante os testes, 143 pacientes que tomavam suplementos sofreram ataque cardíaco, contra 111 entre os que tomavam placebo.

 

 

Segundo os autores da pesquisa, como os benefícios dos suplementos de cálcio são pequenos na prevenção de fraturas (algo em torno de 10%), os médicos deveriam reavaliar a prescrição aos pacientes com osteoporose.

 

 

No Brasil, o número de mortes causadas por quedas aumentou quatro vezes entre os idosos na última década. Os suplementos de cálcio são recomendados para prevenir a osteoporose, e outros estudos já indicaram que eles podem prevenir acidentes vasculares, mas também podem ser prejudiciais para pessoas com problemas renais.

 

 

Para o cardiologista Silvio Reggi, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a pesquisa mostra que os médicos devem ser mais críticos antes de receitar cálcio para pacientes que não tenham problemas graves como osteoporese avançada ou que estejam se recuperando de fraturas. "Tem muita gente usando cálcio sem necessidade e se expondo a um risco desnecessário", afirma. 
fonte: http://lucasqueirozsubrinho.blogspot.com/2010/07/os-suplementos-de-calcio-podem-aumentar.html


OBRIGADO PELA SUA VISITA, VOLTE SEMPRE.