Atuação do Farmacêutico e Bioquímico
O Farmacêutico e Bioquímico adquire no decorrer de sua formação Superior, que é de 5 anos o conhecimento profundo de produtos químicos que são utilizados na preparação, conservação e padronização de medicamentos visando sempre as reações que eles causam no organismo.
O Farmacêutico faz a manipulação dos insumos farmacêuticos, como medição, pesagem e mistura, utilizando instrumentos especiais e fórmulas químicas, para atender a produção de remédios, produtos higiênicos, cosméticos, vacinas, soros e outros.
· Atua na industrialização de alimentos (exames químicos e microbiológicos) testando e controlando sua qualidade nutritiva.
· Realiza testes laboratoriais (sangue, urina, fezes, saliva e outros) para o diagnóstico de doenças. (Análises Clínicas).
· Faz exames em substâncias humanas, animais e vegetais, alimentos ou em ambientes, para detectar a contaminação por agentes tóxicos como drogas, medicamentos ou substâncias químicas em geral. (Análises Toxicológicas).
· Controla remédios entorpecentes e produtos equiparados, anotando sua venda em mapas, guias e livros, para atender os dispositivos legais.
· Faz a manipulação de receitas determinadas por médicos, veterinários ou dentistas.
Podendo atuar em Indústrias e/ou empresas que atuam no ramo farmacêutico - na função de dispensação ou manipulação de fórmulas magistrais e farmacopéia.
Indústrias e/ou empresas de alimentos, cosméticos, químicos.
Laboratórios de análises clínicas, análises bioquímicas, parasitológicas, microbiológica.
Medicina Legal - em exames toxicológicos e perícias.
Saúde Pública - no controle de medicamentos, controle de drogas e de alimentos.
Em farmácia comercial, hospitalar e institucional.
Instituições científicas de pesquisa e ensino.
Assessoria e responsabilidade técnica em farmácias, laboratórios e depósitos de produtos farmacêuticos.