Entendendo o Hipotireoidismo
Outros nomes: Hipotiroidismo- Condição na qual a glândula tireoide não produz a quantidade suficiente de hormônio da tireoide. A deficiência de hormônios da tiroide, chamada de hipotireoidismo, pode afetar, por exemplo, a frequência cardíaca, a temperatura corporal e todos os aspectos do metabolismo. O hipotireoidismo é mais predominante em mulheres idosas.
Os principais sintomas incluem fadiga, sensibilidade ao frio, constipação, pele seca e ganho de peso inexplicável.O tratamento consiste na reposição hormonal da tireoide.
As pessoas podem ter:
Dores locais: nas articulações, No corpo: fadiga, incapacidade de praticar atividade física, letargia, síndrome da fadiga ou sentindo frio, Na pele: descamação, rugosidade ou secura No sono: ronco ou sonolência, No desenvolvimento: crescimento lento ou puberdade atrasada, Na menstruação: menstruação anormal ou menstruação irregular, No aparelho gastrointestinal: constipação ou retenção de líquido, Nos músculos: cólicas ou fraqueza muscular, Nos cabelos: queda de cabelo ou secos, Também é comum: afinamento das sobrancelhas externas, colesterol alto, depressão, dermatite, disfunção sexual, ganho de peso, inchaço, letargia, olhos inchados, palidez, pelos grossos, pés e mãos frias, rigidez das articulações, ritmo cardíaco lento, sensibilidade ao frio, tireóide aumentada ou unhas quebradiças.
- Reação desconhecida (não pode ser estimado a partir dos dados disponíveis).
- Desconhecida: diarreia e vômito.
- Entre os problemas de saúde que podem desencadear vômito, destacam-se as gastroenterites, intoxicações alimentares, enxaquecas, alergias, síndrome do intestino irritável, infartos, bulimia, tumores, acidentes vasculares encefálicos, convulsões, entre outros.
A síndrome do intestino irritável é um distúrbio que se caracteriza por episódios de desconforto abdominal, dor, diarreia e prisão de ventre. Mudanças na alimentação ajudam a prevenir as crises.
Síndrome do cólon irritável é um distúrbio na motilidade intestinal não associado a alterações estruturais ou bioquímicas e que se caracteriza por episódios de desconforto abdominal, dor, diarreia e prisão de ventre (constipação) presentes pelo menos durante 12 semanas (consecutivas ou não).
Causas da síndrome do intestino irritável.
- Motilidade anormal do intestino delgado durante o jejum, contrações exageradas depois da ingestão de alimentos gordurosos ou em resposta ao estresse;
- Hipersensibilidade dos receptores nervosos da parede intestinal à falta de oxigênio, distensão, conteúdo fecal, infecção e às alterações psicológicas;
- Níveis elevados de neurotransmissores (como a serotonina, por exemplo) no sangue e no intestino grosso;
- Infecções e processos inflamatórios;
- Depressão e ansiedade.
Os sintomas principais são:
- Desconforto abdominal;
- Dor;
- Cólicas;
- Alternância entre períodos de diarreia e prisão de ventre;
- Flatulência exagerada;
- Sensação de esvaziamento incompleto do intestino.
Os sintomas podem piorar depois da ingestão de certos alimentos, como cafeína, álcool e comidas gordurosas
Levotiroxina Sódica 88mcg,30 Comprimidos é utilizado para reposição ou suplementação hormonal de pacientes com hipotireoidismo; supressão do TSH hipofisário em tratamento ou prevenção de bócios eutireoidianos; diagnósticos envolvendo o funcionamento da tireoide.
Reações que o produto pode provocar, em dosagens excessivas: Aumento de cálcio na urina e queda temporária dos cabelos (em crianças), aumento dos batimentos cardíacos, diarréia, dor de cabeça, dor no tórax, emagrecimento rápido, insônia, intolerância ao calor, nervosismo, transpiração excessiva e tremor..
Quais alimentos interferem na levotiroxina?
Além dos laticínios, fontes de fibras, soja, fontes de ferro e café são capazes de reduzir a absorção do medicamento. Se você tem hipotireoidismo e toma levotiroxina, comprimido clássico para tratar a condição, é bom planejar direitinho o consumo de leite, queijos e iogurte.