INTRODUÇÃO Á FARMACOTÉCNICA
1.1 DEFINIÇÃO E OBJETIVOS DA FARMÁCIA GALÊNICA
A Farmácia Galênica é uma ciência que tem por fim obter preparações farmacêuticas, a que se dá o nome de medicamentos.
O seu objetivo é preparar, conservar, acondicionar e dispensar medicamentos doseados com a maior precisão e apresentados sob uma forma que facilite a sua administração e biodisponibilidade.
1.2 EVOLUÇÃO DA FARMÁCIA GALÊNICA
ANTIGUIDADE
* A.C 2000 ? Tlabetas Médicas ( placas de argila gravadas de caracteres cuneiformes) - primeiro formulário conhecido na história.
* D.C 130-131 - Nasce Galeno, médico romano que trabalhou em experimentos com drogas compostas.
O termo Farmácia Galênica representa uma homenagem a Claudius Galenus, médico farmacêutico que viveu em Roma durante o segundo século da nossa era. Era médico de Marco Aurélio e de seus sucessores.
Ele escreveu cerca de 400 obras, uma das quais chegou, até nós.
Se a farmácia tem uma afinidade especial por Galeno é porque ele se interessou muito pela formulação de medicamentos e deu inúmeros detalhes sobre a forma de prepará-los.
A designação de Farmácia Galênica foi introduzida no século XVI e o conceito que exprimia era muito mais restrito do que o atual. De fato, o termo foi criado para significar a Farmácia dos medicamentos complexos, que se pretendeu opor á Farmácia Química ou Ramo farmacêutico que se ocupava da preparação dos medicamentos contendo substâncias quimicamente definida.
Expansão das Indústrias Farmacêuticas (fim do século XIX e XX).
FARMACOTÉCNICA NO BRASIL
* Brasil Português, dito geralmente "Brasil Colônia"- séculos XVI, XVII, XVIII. A farmacotécnica no Brasil, apresenta