Processo saúde - doença

07/09/2010 01:05

Fenômeno Vital

Segundo Hahnemann a vida não pode ser revelada pelas leis físicas, que prevalecem apenas sobre as substâncias inorgânicas. Paradoxos: DNA é responsável pela formação de proteínas sendo ele mesmo uma proteína.

O modelo conceptual no qual a homeopatia se apoia é de origem vitalista.

Vitalismo é uma doutrina filosófica, segundo a qual seres vivos que possuem uma força particular que os mantém atuante, o princípio ou força vital, distinta das propriedades físico-químicas do corpo.

Força Vital

Hahnemann interpreta a força vital como sendo mantenedora do equilíbrio orgânico. Sendo assim as doenças não são mais que manifestações indesejadas da força vital modificada. .Os microorganismos são apenas fatores necessários, mas não suficentes para produzir doenças. A força vital tem que estar comprometida.

É a força vital que mantém o organismo em harmonia. Sem ela o organismo não age, não sente e desintegra, sendo a força vital responsável pela integração dos diversos níveis dinâmicos da realidade humana (físico, emocional e mental).

Saúde é equilíbrio (força vital) se esse equilíbrio for perturbado os mecanismos de defesa (endócrino e imune) são acionados. Força vital pode ser perturbada por fatores exógenos e endógenos.

A homeopatia define saúde como um estado de equilíbrio dinâmico que abrange as realidades física e psicomental dos indivíduos em suas interações com o ambiente natural e social. A doença reflete, mediante os sintomas, o esforço da força vital na tentativa de restabelecer o equilíbrio

A força vital intimamente ligada ao corpo físico é favorecida por atividades artísticas, sono, alimentação e ritmos de vida sadios.

Apesar da força vital não ser diretamente observada, seus efeitos podem ser evidenciados pelo método de cristalização desenvolvido por Ehrenfried Pfeiffer.

Adiciona-se material orgânico a uma solução de cloreto de cobre, veremos as agulhas dispostas de forma organizada, formando desenhos característicos. Essas alterações são específicas e reproduzíveis para cada material orgânico pesquisado. O mesmo não ocorre com o uso de material inorgânico ou em material em que a força vital está fraca ou ausente.

Níveis dinâmicos

A homeopatia concebe que a doença é um processo que pode ser iniciado nos níveis emocional e mental dos indivíduos e posteriormente se manifesta sob a forma de lesão orgânica. O ponto inicial para medicina alopática é o ponto final para a homeopática.

O ser humano apresenta 3 níveis dinâmicos : o físico (ação) , o emocional (sentimento) e o mental (pensamento). Sobre eles age a força vital mantendo-os equilibrados e coesos.

Existe uma hierarquia na constituição do ser humano: o nível mental é o mais importante seguido do emocional e por último o físico. Nos níveis também existe uma hierarquia: os órgãos respiratórios são mais importantes do que a pele, no emocional uma depressão é mais importante do que uma tristeza e no nível mental uma paranóia é mais importante que uma falta de concentração.

Quando um órgão nobr4e é atingido por uma doença a força vital transfere o problema para um nível mais periférico para aliviar a agressão. EX.: na bronquite asmática pode alternar crises de tosse e eczema. A pele passa a ser a válvula de escape do organismo. Uma depressão que se transforma em pensamentos suicidas .O problema foi deslocado do nível emocional para o nível mental. Isto ocorre porque o indivíduo estava com pouca vitalidade.

A pele é muito importante no contexto geral do organismo não devemos usar medicamentos tópicos pois estaremos impedindo a identificação do simillimum.

A supressão decorre da ação medicamentosa paliativa, que irá acarretar inibição ou remoção de sintomas antes da cura do problema original, fazendo com que ocorra seu retorno ou de outros problemas mais graves depois de certo tempo.

Ocorrem as metástases mórbidas que são perturbações causadas pela supressão que ao eliminar os sintomas faz uma reversão da ação mórbida a níveis mais profundos eperigosos.

EX: ao eliminarmos uma diarréia com antidiarréicos podemos gerar uma úlcera gástrica (metástase mórbida).No caso de amigdalite é recomendável o uso de antibióticos e um medicamento homeopático para reequilibrar a força vital. Nunca só o antibiótico

Processo de cura

Diarréias e vômitos são tentativas salutares do organismo para eliminar toxinas. A febre também é um mecanismo de defesa contra a doença.. A febre é causada pela liberação do pirogênio endógeno liberado pelos leucócitos. Esse retém o ferro no plasma sangüíneo evitando a disponibilidade desse elemento para a as bactérias. Muitos homeopatas prescrevem antitérmicos a partir de 39oC .

Os sintomas podem ser gerados por uma faringite ou por uma intoxicação alimentar se forem os mesmos são tratados com o mesmo medicamento pois os sintomas são os mesmos. São sempre os sintomas que pertencem ao paciente e não à doença, que indicarão o medicamento específico àquele enfermo.

Os homeopatas observam tendências dominantes que expressam os processos de cura das doenças crônicas. Hering (discípulo de Hahnemann) afirmou que a medida que a doença se torna crônica existe uma progressão dos sintomas e o desaparecimento desses sintomas , na ordem inversa do seu aparecimento, indica o processo de cura.

Esses processo de cura chamado de Leis de Hering ou de leis de cura representam uma probabilidade ou tendência dominante que ajudam o médico homeopata a acompanhar a evolução da doença. Os últimos sintomas desaparecerão primeiro, enxaqueca crônica o paciente apresentou primeiro tontura e por último depressão primeiro irá desaparecer a depressão e depois a tontura e finalmente a a enxaqueca.

Leis de Cura

  1. os sintomas devem desaparecer na ordem inversa do seu aparecimento
  2. a cura progride do alto do corpo para baixo
  3. o corpo procura exteriorizar os sintomas os sintomas, mantendo-os em suas partes mais exteriores (pele e mucosas)
  4. a cura progride dos órgãos mais nobres para os menos nobres.

 


OBRIGADO PELA SUA VISITA, VOLTE SEMPRE.